Aplitop: projeto-tcpstorm

aplitop-spinning

TcpStorm

Integração de tecnologias de digitalização 3D e fotogrametria digital.

TCPSTORM

Desenvolvimento de aplicações de software para a definição geométrica de exteriores baseados em técnicas de digitalização 3D e de fotogrametria digital

Código: IDI-20110529
Programa: Colaboração Interempresas Nacional
Data inicio: Abril de 2011
Data fin: Dezembro de 2013
Projeto TCPSTORM

Financiamento

Este projeto contou com a ajuda na modalidade de subvenção e crédito do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) do Ministério da Economia e Competitividade e do Fundo Tecnológico pertencente ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Tcpstorm

Ligações

Objetivos

A digitalização de gama média é um sistema cada vez mais utilizado em obras públicas como substituto de estudos de topografia complexos. Este sistema oferece múltiplas vantagens, dado que proporciona um maior volume de dados, com mais precisão e em menos tempo. Os softwares utilizados apresentam o problema de a visualização de grandes nuvens de pontos poder apresentar problemas de rendimento, não oferecerem métodos avançados de filtragem e nenhum deles chegar a resolver o problema da geração de uma malha de triângulos coerente e livre de erros.

O objetivo deste projeto consiste em criar uma série de aplicações informáticas que permitam a redução do tempo de edição manual para criar modelos tridimensionais, mediante a combinação das tecnologias de processamento de pontos com scanner a laser e a fotogrametria terrestre. O objetivo último consiste na construção de uma ferramenta de software que permita a representação exata da superfície digitalizada e o cálculo de secções teóricas e reais e a comparação entre ambas, em cenários exteriores.

Resultados da Investigação

A aplicação desenvolvida permite a gestão de nuvens de pontos muito grandes, chegando a gerir até 1.200 milhões de pontos, podendo combinar várias recolhas de dados em coordenadas locais numa só em coordenadas globais UTM ou semelhantes. Foram implementados filtros de pontos automáticos por cor, intensidade, distância, ângulo, coordenadas, categorias e normais.

Nubes de puntos

Foi desenvolvido um módulo para gestão de câmaras digitais e calibragem a partir de fotografias de um painel reticulado. Além disso, foi implementada a deteção de pontos de interesse, o emparelhamento automático de pontos de interesse mediante correlação, a filtragem de emparelhamentos por diferentes heurísticos e a orientação relativa automática.

De igual modo se desenvolveu o cálculo de orientação absoluta a partir de 4 pontos num par, a orientação externa das imagens de um par pelo método de pares independentes e a orientação externa de todas as imagens de um bloco mediante compensação e ajuste pelo método de feixes de raios (aerotriangulação).

Por último, foi implementada a visão estereoscópica de pares de imagens usando placas gráficas com quad-buffer, monitor de alta frequência e óculos ativos, útil para orientação e restituição e a restituição sobre pares de imagens orientadas no modo mono ou estéreo.

Fotogrametría digital

Participantes

Sócios

Empresa construtora Líder do projeto

Desenvolvedor software

Em que podemos ajudar?