A nossa experiência é a sua melhor ferramenta de trabalho.

Formatos abertos BIM

Estejas onde estejas
Nos encontrarás

Temos uma extensa rede de distribuidores em todo o mundo.

Encontre-nos

A APLITOP participa ativamente com a buildingSMART Internacional para implementar os formatos IFC Alignment e IFC Road, que serão utilizados no intercâmbio de dados abertos de terrenos, estradas, caminhos de ferro, túneis, etc.

BIM para Topógrafos

A introdução progressiva do BIM na construção está a originar profundas alterações na metodologia de trabalho, nas aplicações utilizadas e nos intercâmbios de informações entre os agentes que intervêm nos projetos.

Embora nos projetos de edificação haja um nível razoável de interoperabilidade entre aplicações mediante o formato IFC, os dados habitualmente utilizados em projetos topográficos não costumam ser bem geridos pelas aplicações BIM mais conhecidas.

A APLITOP orienta os seus utilizadores, de forma que não tenham que alterar os seus métodos e ferramentas, mas adaptá-los para se integrarem facilmente em fluxos de trabalho de projetos BIM.

Formatos OpenBIM

Superfícies e Alinhamentos

A APLITOP está a participar ativamente com a buildingSMART International e desenvolvedores de vários países para a implantação do IFC Alignment, uma extensão do standard IFC que será utilizada como base para a gestão de alinhamentos em projetos de estradas, caminhos de ferro, túneis e pontes. Além disso, pela primeira vez contempla-se o conceito de superfícies de terreno, podendo representar linhas de rutura, ilhas, etc.

O MDT foi o primeiro software comercial no mundo a implantar a importação e exportação deste formato. Em consequência disso, a partir do MDT já se podem importar e exportar superfícies e eixos em planta e alçado em formato IFC 4x1.

Estradas

A APLITOP também faz parte dos grupos de trabalho para a definição do novo formato IFC Road para o intercâmbio de dados BIM de estradas, cujos trabalhos foram iniciados na Standards Summit de Barcelona, organizada pela buildingSMART International. No projeto também participa a empresa espanhola APOGEA e diversas entidades públicas e privadas da Coreia, Alemanha, França, Suécia, Finlândia e China.

De entre as tarefas a efetuar destaca-se a análise de modelos de referência, a documentação de casos de uso, fluxos de trabalho e requisitos, a definição do modelo concetual, elaboração de documentação técnica, organização de painéis de especialistas, implementação em aplicações comerciais e demonstração e difusão.

Estas atividades enquadram-se no âmbito do projeto ROADBIM, cujos produtos finais serão aplicações gratuitas para visualização de projetos BIM de estradas e validação automática da regulação. Também se criarão outros produtos para edição de regulação de conceção geométrica e pisos, análises de segurança rodoviária, exportação para simuladores de condução e cálculo de indicadores para a análise do ciclo de vida e do seu custo.

Extensões BIM para Aplicações Topográficas

Aplicações de Escritório

A APLITOP está a incorporar nas suas aplicações extensões e complementos que permitem o uso de dados provenientes de outras ferramentas, assim como a integração de dados elaborados por programas como o MDT em fluxos de trabalho BIM mediante o uso de dados abertos.

Aplicações de Campo

Estão atualmente em preparação aplicações que facilitarão em grande medida tarefas de remodelação na obra, usando dados BIM como referência.

Por outro lado, com as nossas aplicações de campo será possível o controlo de obras, a medição do estado atual e a elaboração de certificações a partir de dados BIM.

Implantação do BIM na Espanha

A direção da APLITOP faz parte do grupo de Tecnologia da comissão es.BIM, cuja missão principal é a implantação do BIM na Espanha. Mais concretamente, pertencemos ao subgrupo de Interoperabilidade do Software e tentamos partilhar a nossa experiência no intercâmbio de dados de obras de construção civil.

Em que podemos ajudar?