História

História do APLITOP

Carlos Villalva prestou seus serviços como topografo desde o final dos anos 1960, e devido à necessidade de responder à procura de trabalhos em que se produziam processos repetitivos em cálculos (rotinas), dedicou algum tempo à programação com calculadoras como a Texas Instruments , HP, etc. e mais tarde com microcomputadores BASIC como Cassio, Sharp, Sinclair, Commodore, etc.

Por sua vez, Francisco Navarrete trabalhava num estúdio de engenharia desde os 18 anos, onde desenvolvia programas de cálculo de estruturas de edifícios e pontes. Durante os seus estudos na Faculdade de Informática, aprofundou esta especialização visando a programação de aplicações técnicas em C ++ com representação gráfica avançada e posteriormente em ambiente CAD.

Esta afinidade comum (aplicações informáticas na área técnica) deu origem a uma simbiose de colaboração e amizade que permitiu migrar os algoritmos e fontes dos programas elaborados por Carlos Villalva. Francisco Navarrete desenvolveu um primeiro aplicativo para cálculos topográficos e piquetagem em ambiente MS-DOS com exportação para arquivos DXF da nuvem de pontos, alinhamentos horizontal e vertical, perfis longitudinais e transversais.

Para acompanhar este produto, inicialmente criado para a prática profissional do seu colega, e que eles viam como um avanço qualitativo e quantitativo, foi desenvolvido um aplicativo para levantamento e piquetagem para oPSION Organizer II, com apenas 16 Kb, conectado a sstações totais Topcon, Leica, Trimble, Zeiss e Sokkia. Assim começaram a trabalhar no AutoCAD criando utilitários para AutoLISP, que foram o embrião do que hoje é o MDT.

A demonstração destes produtos em eventos como a TOPCART em 1986, bem como a distribuição pelos fabricantes de aparelhos topográficos possibilitaram a criação da empresa TCP-I.T. em 1994, que mais tarde deu origem à APLITOP, fundada em 2004.

Carlos Villalva Verdugo
Carlos Villalva Verdugo

Proprietário, Técnico e Relações Comerciais

Francisco Navarrete Mandly
Francisco Navarrete Mandly

Proprietário e CEO

Em que podemos ajudar?