Aplitop está investigando a aplicação de Machine Learning para a segmentação e classificação de nuvens de pontos
A captura de dados massivos e sua representação como nuvens de pontos está revolucionando os procedimentos para a elaboração de obras topográficas em projetos de construção de infraestrutura.
No entanto, esse enorme volume de dados requer processamento adicional – ou, em muitos casos, edição manual – para extrair as informações úteis para projetos de engenharia. As aplicações comerciais atualmente disponíveis oferecem algumas utilidades, embora os resultados possam ser muito melhorados.
A Aplitop está pesquisando a aplicação de técnicas de inteligência artificial e Machine Learning para a segmentação e classificação de nuvens de pontos geradas para projetos de levantamento.
A segmentação ou agrupamento é uma técnica de aprendizagem não supervisionada que consiste em dividir os pontos que têm características comuns em grupos, sem atribuir semântica a cada um. Isso facilitaria a seleção de objetos que devem ser ignorados para a geração do modelo digital de terreno.
A classificação é uma técnica de aprendizagem supervisionada que consiste em atribuir uma categoria a cada ponto a partir de um modelo previamente treinado, para posteriormente realizar a extração automática de entidades.
A Aplitop é uma empresa colaboradora no Mestrado em Big Data e Inteligência Artificial da Universidade de Málaga.
A APLITOP, como empresa de base tecnológica, reúne as condições ideais para participar em convocatórias de projetos de I+D em colaboração com outras empresas: equipa humana altamente especializada, vasta rede de distribuição, experiência em projetos internacionais, localização em Málaga, etc.
Se quiser que estudemos a possibilidade de participar num projeto como sócio ou subcontratado, e estiver relacionado com o desenvolvimento de aplicações nos setores da Topografia ou Engenharia Civil, teremos muito gosto em estudar o seu caso.