Aplitop: projeto-roadbim

aplitop-spinning

RoadBim

Metodologia BIM aplicada a projetos de estradas.

RoadBIM

Conceção e desenvolvimento de tecnologias BIM para validação e gestão de projetos de construção de estradas, a sua exploração e a gestão da segurança de tais infraestruturas rodoviárias

Código: ITC-20161077
Programa: FEDER INNTERCONECTA. Convocatória 2016
Data inicio: Outubro de 2016
Data fin: Dezembro de 2018
Projeto RoadBIM

Financiamento

O presente projeto foi desenvolvido com a colaboração económica do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do "Programa Operacional de Crescimento Inteligente 2014-2020" e do Ministério da Economia e Competitividade, através do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI).

RoadBIM

Ligações

Objetivos

O projeto Conceção e desenvolvimento de tecnologias BIM para validação e gestão de projetos de construção de estradas, a sua exploração e a gestão da segurança de tais infraestruturas rodoviárias (ROAD-BIM) tem por objetivo geral conseguir um desenvolvimento mais eficiente dos projetos de construção de estradas durante toda a sua vida útil mediante a aplicação da tecnologia BIM nos processos de gestão das informações necessárias para a sua implementação.

Este objetivo será alcançado através da conceção, desenvolvimento e validação de diversas aplicações informáticas específicas para serem usadas nas diferentes etapas do ciclo de vida das estradas (conceção, construção e exploração), aproveitando-se para tal o potencial e as possibilidades que a tecnologia BIM oferece, conseguindo-se assim uma gestão mais eficiente das informações necessárias para o desenvolvimento integral desta tipologia de projetos.

Resultados da Investigação

O projeto IFC Alignment criou definições comuns para eixos em planta e alçado que se utilizam em projetos de obras lineares, como estradas, caminhos de ferro e túneis. A APLITOP, na qualidade de sócia do consórcio ROADBIM, envolveu-se na implementação do software deste formato, dado que está plenamente alinhado com os objetivos do projeto.

Em março de 2017 fomos convidados a efetuar uma demonstração ao vivo na Standards Summit de Barcelona, sendo a primeira aplicação comercial em todo o mundo capaz de importar e exportar neste formato.

Posteriormente trabalhámos com equipas internacionais no intercâmbio de ficheiros entre diferentes aplicações, e em março de 2018 a APLITOP foi convidada para a Standards Summit realizada em Paris, para partilhar a sua experiência como desenvolvedora de software.

Implementación de IFC Alignment

Este projeto, gerido pelo grupo de trabalho de infraestruturas da buildingSMART International, pretende desenvolver uma extensão da norma IFC de forma que possa ser utilizada para o intercâmbio de dados em projetos de estradas em qualquer país.

Os participantes são: Korea Institute of Civil Engineering and Building Technology (KICT), APLITOP, APOGEA, China Railway BIM Alliance (CRBIM), Federal Ministry of Transport and Digital Infrastructure (BMVI), FTA (Finnish Transport Agency), Swedish Transport Administration, Autodesk e MinD.

A APOGEA está a participar ativamente na fase 1, que consiste na análise de requisitos, casos de uso e definição do formato, enquanto a APLITOP terá uma maior participação na fase 2, em especial na implementação do software.

Desarrollo de IFC Road

Esta aplicação permite a carga de ficheiros em formato IFC Alignment ou IFC Road de um projeto de estradas. Dispõe de uma vista 3D que permite que se examine o projeto com todos os seus elementos, e também se podem ativar vistas específicas para visualizar os eixos em planta e alçado, diagrama de inclinações e curvatura, perfis transversais, etc.

Também se desenvolveu um visor para Realidade Virtual que funciona com Oculus Rift, que consegue um alto grau de realismo, com texturas atribuídas ao terreno e à estrada, podendo-se modificar a intensidade da luz solar, e com a possibilidade de simulação de fenómenos atmosféricos como chuva, vento, nevoeiro, etc.

Visor de proyectos BIM de carreteras

O validador de projetos BIM permite a abertura de um ficheiro em formato IFC, a seleção de um dos alinhamentos que contém e a regulação aplicável. Após a confirmação ou introdução de dados gerais e específicos, executa-se o processo de validação, podendo-se ativar ou desativar as verificações em planta, alçado, coordenação planta-alçado, secção transversal e distância de visibilidade.

Os resultados da validação aparecem em forma de tabela que contém categoria, P.Q., sentido de circulação, resultado (válido, advertência ou erro), nível de incumprimento (leve, intermédio ou grave), descrição, secção da norma e valores de referência e atual. Também se podem adicionar observações para se justificarem exceções, assim como procurar e filtrar resultados por diferentes critérios. O relatório pode ser impresso e exportado para formatos DOC e PDF.

Validador de proyectos BIM de carreteras

Participantes

Sócios

Empresa construtora Líder do projeto

EngenhariaRoadBIM

Desenvolvedor software

Consultora BIM


Organismos Públicos de Investigação
Em que podemos ajudar?