Aplitop: caso-do-excade

aplitop-spinning

Astúrias (Espanha)

Obra de emergência de retirada de desprendimento e estabilização de talude em estrada

Excade
Empresa: EXCADE S.L.
Web: www.excade.com
Localização: Astúrias (Espanha)
Nome: Adrián Cué
Habilitações: Licenciatura de Engenharia Geomática e Topografia
Cargo: Topógrafo
Atividades principais: A Excade S. L. é uma empresa dedicada aos movimentos de terras que, ao longo da sua trajetória, foi diversificando a sua atividade, abrangendo as áreas seguintes: Demolições, Escavações, Desbravamentos, Canalizações, Enrocamentos, Reciclagem e Reutilização de materiais, Obras Marítimas, Urbanizações, Trituradora Florestal, Plumas Especiais, Topografia, etc.

Estudo de Caso

Nas Astúrias, após um período de condições meteorológicas adversas, ocorreu uma situação de emergência muito singular que apresentou uma alta dificuldade, com a necessidade da utilização de equipas técnicas e pessoal qualificado muito específicos para a execução, devido ao alto risco existente.

A situação que se apresentou consistiu no facto de a principal via de comunicação de dois concelhos ter ficado totalmente inutilizada por acumulações de material desprendido sobre a estrada e o leito de um rio no seu curso alto, juntamente com a proximidade de uma represa, o que implicou um risco adicional.

Por isso, foi prioritária a velocidade, precisão e fiabilidade da obtenção, análise e estudo de todas as alternativas, procurando-se também a otimização de tempos, de recursos económicos e sobretudo a eliminação ou minimização da exposição, tanto do pessoal como dos meios materiais, a todos os riscos possíveis.

Foi aqui fundamental a utilização do MDT, que permitiu que se trabalhasse de forma conjunta com dados fotogramétricos, GNSS, topográficos clássicos e ortofotografias, sobre os quais se quantificaram os volumes e se concebeu todo o processo de construção posterior.

EXCADE
TcpMDT Professional
TcpMDT Professional

Solução completa para projetos de Topografia e Engenharia Civil

O MDT facilitou em grande medida a execução deste projeto, especialmente nas fases de conceção e controlo da obra, graças à possibilidade de se trabalhar continuamente com entidades 3D e à automatização de elementos de delineamento, tanto em planimetria como em 3D, o que permitiu a otimização de tempos e, simultaneamente, um contributo extra de realismo para toda a fase do projeto.

EXCADE
Em que podemos ajudar?