Aplitop: caso-do-croacia-geostil

aplitop-spinning

Rovinij (Croácia)

Cálculo de volumes de movimento de terras

Zoran Korlević, Topógrafo de Geo-Stil
Empresa: Geo-Stil d.o.o.GEODETSKE USLUGE
Web: www.facebook.com/GEOSTILdoo
E-mail: [email protected]
Localização: Matulji (Croácia)
Nome: Zoran Korlević
Cargo: Topógrafo
Atividade: A Geo-Stil é uma empresa geodésica autorizada baseada em Matulji, que presta todo o tipo de serviços geodésicos em toda a República da Croácia.
Distribuidor: ArcGeo
Web: www.arcgeo.hr

Estudo de Caso

Num parque de campismo perto de Rovinij (Croácia) era necessário efetuar uma grande quantidade de trabalho, dado que cerca de 90% da sua localização se tinham alterado totalmente. O problema não era o levantamento do novo local do parque de campismo para o estúdio de topografia para o qual trabalho, mas sim o cálculo dos volumes de movimento de terras para a empresa contratante.

Os dados com os quais estávamos a trabalhar eram o levantamento topográfico do novo local e o desenho em formato .dwg da empresa de topografia que efetuou o levantamento antes desta enorme alteração.

Como já tínhamos o MDT na nossa empresa, o cálculo dos volumes não era um grande problema, dado que tínhamos o terreno anterior e a nova situação a partir das nossas medições, a partir dos quais seria muito fácil calcular os modelos digitais.

No entanto, neste caso não tínhamos os dados medidos, mas apenas a situação do local do parque de campismo no ficheiro dwg, com pontos e cotas representadas como textos perto dos pontos medidos. A elaboração do modelo digital a partir de tais dados seria muito complicada, dado que deveríamos fazer clique em quase 16 mil pontos (se não tivéssemos o MDT) e adicionar manualmente o atributo de cota a cada ponto.

Puntos de terreno existentes

Mas com o MDT não foi necessário fazer tantos cliques. Só tive que converter os objetos de desenho em pontos de MDT e já tinha os 16.000 pontos na base de dados, prontos para a construção do modelo digital e o cálculo dos volumes ainda mais facilmente.

Cálculo de volúmenes de desmonte y terraplén

O procedimento para a conversão de objetos em pontos de MDT é muito simples: MDT > Pontos > Converter > Entidades de desenho. Com mais dois cliques para selecionar as camadas de pontos e cotas, pressionar Aceitar e os pontos estão aqui!

Detalle de diferencias de cota
TcpMDT Standard (sobre BricsCAD)
TcpMDT Standard

Levantamentos, modelo digital do terreno, curvas de nível, perfis e volumes

Criámos rapidamente a superfície existente a partir de um desenho que só contém pontos 2D e textos de cotas, e comparámos com a superfície do projeto para obtermos um mapa e um relatório de volumes de desbravamento e terraplenagem. Foi muito fácil fazer tudo isto!

Em que podemos ajudar?