Aplitop: caso-do-croacia-geographica

aplitop-spinning

Split (Croácia)

O MDT da APLITOP é tudo aquilo de que necessito

Krešimir Dobrović, mag.ing.geod et geoinf. Geographica d.o.o.
Empresa: Geographica d.o.o.
Web: www.geographica.hr
Localidade: Split (Croácia)
Nome: Krešimir Dobrović
Cargo: Engenheiro de Geodesia e Geoinformação
Atividades principais: A Geographica d.o.o. é uma empresa de topografia e trabalha em diferentes áreas de geodesia, como levantamentos topográficos, hidrografia, serviços GIS, património cultural e arquitetura, engenharia civil, etc.
Distribuidor: ArcGeo
Web: www.arcgeo.hr

Estudo de Caso

Na Croácia, a nossa Administração Geodésica do Estado alterou há alguns anos o sistema de coordenadas que usámos durante muitos anos (HDKS5(6)/GK) para um novo sistema de coordenadas (HTRS96/TM). Por isso, necessitamos de transformar muitos mapas cadastrais e desenhos topográficos para um novo sistema de coordenadas.

Nos projetos geodésicos, necessitamos de inserir ortofotos digitais como um mapa de base nos nossos desenhos.

A maioria dos clientes de projetos de engenharia civil exige que tudo isto seja efetuado rapidamente. Por isso, devemos ser capazes de gerar MDT, curvas de nível e perfis a partir de pontos medidos tão rapidamente quanto for possível.

Num grande projeto de edifícios de negócios, o arquiteto necessita de informação sobre o volume de terreno que, depois do nivelamento do terreno, necessita de ser levado para zonas com diferentes cotas.

Para este problema não havia absolutamente nenhuma solução. Tentei transformar apenas as coordenadas, e não um desenho completo. O MDT ajudou-me muito na resolução deste problema, dado que com a aplicação é fácil e rápido transformar o desenho completo de um sistema de coordenadas em outro nas duas direções.

Caso de uso Croacia Geographica

Apenas com alguns cliques de rato, agora posso inserir uma ortofoto digital com a dimensão desejada a partir do serviço WMS de que necessito.

Caso de uso Croacia Geographica

A partir dos pontos medidos, primeiramente criei uma superfície e depois curvas de nível com os critérios selecionados. A criação de curvas de nível é muito mais fácil do que com outros programas.

Caso de uso Croacia Geographica

Primeiramente criei a superfície a partir da nuvem de pontos captada com um drone. Depois calculei a diferença de superfície entre o terreno original e a esplanada planeada com vários níveis. O resultado disto é o volume de terra que deverá ser desmontado depois do nivelamento do terreno.

Caso de uso Croacia Geographica
TcpMDT Standard e AUTOCAD
TcpMDT Standard

Levantamentos, modelo digital do terreno, curvas de nível, perfis e volumes

O maior benefício para mim está no facto de agora não necessitar de usar muitos programas e utilitários lisp do AutoCAD para encontrar soluções para as tarefas do topógrafo. Tenho tudo num lugar, e o MDT7 da Aplitop é tudo aquilo de que necessito. O uso da aplicação é muito simples e fácil de entender.

Em que podemos ajudar?